CONARH 2024: A felicidade corporativa como necessidade estratégica
Mais do que um ideal: investir em uma cultura de felicidade beneficia tanto os colaboradores como os resultados da empresa
Por diversos motivos, o tópico “felicidade corporativa” tem ganhado a atenção de grandes players do mercado, e não foi à toa que esteve em um dos palcos do auditório para congressistas no maior evento de inovação voltado à gestão de pessoas da América Latina, o CONARH 2024. O assunto, trazido por meio da palestra “Experiência da Alegria no Trabalho”, foi conduzido por Angelo Brandini, Artista em Linguagem do Palhaço e Palestrante; Cleide Nakashima, Diretora de Recursos Humanos no Grupo Amigão; e Vinicius Kitahara, fundador da Vinning Felicidade Corporativa. A fala por eles compartilhada esclareceu que a felicidade corporativa é mais do que uma tendência: é uma necessidade estratégica para as empresas que desejam atrair e reter os melhores talentos, além de obter resultados expressivos.
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Por que a Felicidade no Trabalho Importa?
Estudos mostram que pessoas felizes adoecem menos, faltam menos ao trabalho e entregam melhores resultados. Empresas como Heineken, Suzano e Chilli Beans já perceberam isso e há anos adotam práticas voltadas ao bem-estar e felicidade dos funcionários.
Conforme o Relatório Global de Engajamento da Gallup (2023), empresas com altos índices de engajamento e felicidade corporativa têm 23% mais lucratividade e 78% menos absenteísmo. Os impactos se estendem à retenção de talentos, que, conforme destaca o levantamento da SHRM (Society for Human Resource Management), contribui para 86% menos probabilidade de os colaboradores deixarem seus empregos, gerando uma economia significativa com turnover e custos de recrutamento.
Felicidade vai além do final de semana
Um dos grandes desafios corporativos é a ideia de que felicidade só é possível fora do horário de trabalho e algo que ilustra esse mindset é a #sextou. Muitos profissionais associam a felicidade exclusivamente ao final de semana, desconectando-se emocionalmente durante a semana e durante o expediente.
Desta forma, “precisamos fazer com as pessoas se sintam felizes de segunda a sexta” e o papel da liderança é fundamental nesse sentido, já que os líderes contribuem para a promoção da atmosfera no ambiente diariamente.
Os relacionamentos interpessoais na construção da felicidade
De acordo com a pesquisa “Work Wellbeing Is Good for People — And Profits”, os relacionamentos são o principal fator para a felicidade. Assim, a qualidade das conexões com colegas, gestores e até consigo mesmo influencia diretamente no bem-estar do profissional. No ambiente corporativo, onde passamos grande parte do nosso tempo, é essencial fortalecer essas relações para evitar o desgaste emocional e físico, que podem levar ao adoecimento. Desenvolver relações de confiança é, portanto, um dos principais caminhos para uma equipe mais feliz e produtiva.
Como ser um Agente de Transformação na Felicidade Corporativa?
A transformação cultural em prol da felicidade no trabalho não precisa começar de forma grandiosa. A recomendação dos palestrantes é: comece pequeno. Não há necessidade de criar uma diretoria de felicidade imediatamente. Em vez disso, inicie com um workshop ou uma ação pontual no seu time. Teste, avalie os resultados e, se for positivo, expanda. Ser um agente de transformação requer iniciativa e persistência, e os resultados podem ser surpreendentes.
Lembre que “100% dos clientes e colaboradores são pessoas. Se não entendermos de pessoas, não entenderemos de negócios”.
Felicidade Corporativa é responsabilidade da liderança
Embora o RH tenha um papel importante, a felicidade corporativa não deve ser vista como uma responsabilidade exclusiva desse departamento. É necessário que os líderes de toda a empresa estejam engajados com esta proposta. Contudo, nem sempre os diretores irão entender tanto de pessoas como o RH. Por isso, é fundamental que os profissionais de recursos humanos tragam as suas percepções relacionadas a situações diárias e reforcem o quanto o bem-estar dos colaboradores interfere diretamente nos resultados do negócio.
Conclusão
Promover a felicidade no ambiente corporativo vai muito além de melhorar a produtividade. Trata-se de impactar positivamente a vida das pessoas e construir um local de trabalho onde todos possam crescer e se desenvolver. E o melhor de tudo é que ao final do dia, a satisfação e a alegria sentidas pelos colaboradores resultam em equipes mais motivadas e, consequentemente, em resultados impressionantes para a empresa.
Para apoiar líderes e profissionais de RH na criação de ambientes mais felizes, a Metadados oferece a Feedflex e o Vibe. A Feedflex permite flexibilidade na gestão de benefícios corporativos, proporcionando maior liberdade de escolha para os colaboradores com uma experiência 100% digital e prática. Isso impacta diretamente o bem-estar dos funcionários, que podem desfrutar de benefícios alinhados às suas necessidades individuais, reforçando a satisfação e engajamento no trabalho.
Já o Vibe é uma ferramenta estratégica no âmbito do relacionamento entre líderes e equipes, promovendo o desenvolvimento individual e a gestão de talentos. Com ele, é possível criar um ambiente de confiança e diálogo, essencial para o crescimento pessoal e coletivo. A análise de mérito e a gestão do desempenho permitem identificar oportunidades de evolução e garantir que cada colaborador tenha um plano claro para seu desenvolvimento.
Ambas as soluções não só facilitam a gestão, mas também criam uma cultura mais humanizada, onde o bem-estar e a felicidade dos colaboradores são prioridades. Quer saber mais? Fale agora com um de nossos especialistas.