RH 5.0: O que é e os benefícios do novo modelo de recursos humanos
Aliada às inovações tecnológicas, a nova fase do RH tem como foco trabalhar pelo bem-estar dos colaboradores e pelo crescimento estratégico da empresa.
Muito provavelmente, você já ouviu falar sobre RH 5.0. Porém, talvez ainda não saiba realmente o que é e como pode ajudar a sua empresa a crescer. Assim como em todas as áreas, o departamento de Recursos Humanos também precisa estar sempre em evolução, não é verdade?
Por isso, chegou a hora de falarmos sobre esse novo momento que o RH vive, depois de RH 4.0, já chegamos na era do RH 5.0. Podemos adiantar que o seu foco passa a ser transformar vários aspectos da gestão de pessoas, como desenvolvimento profissional, retenção de talentos e ambiente de trabalho.
Para ajudar você a entender esse modelo, nós da Metadados – especializada em sistemas para a gestão de Recursos Humanos – preparamos este artigo.
O que é RH 5.0?
Para começarmos a falar sobre o conceito de RH 5.0, é importante dizer que ele está conectado a outro conceito, o de Sociedade 5.0, que diz respeito a um movimento criado em 2016 no Japão, cujo objetivo principal é usar as inovações científicas e tecnológicas em prol do bem-estar humano.
Nesse sentido, o RH 5.0 também tem como função apontar quais são as principais tecnologias, metodologias e práticas que serão utilizadas pelas organizações e suas equipes em um futuro próximo (hoje, muitas delas já são realidade em grandes empresas).
Algumas das tendências que podemos destacar - e que todo time de RH deve ficar atento, independentemente do tamanho da empresa - são a própria transformação digital, a inteligência de dados, a automação de processos e o desenvolvimento dos colaboradores (o que inclui capacitação profissional, suporte emocional e formações acadêmicas).
Mas, por que isso é importante? Porque, com o uso estratégico da tecnologia, é possível fazer com que tarefas que são precisamente operacionais, na maioria das vezes desgastantes e repetitivas, sejam substituídas por automações digitais.
Dessa forma, o talento humano, bem como sua sensibilidade, podem ser melhor utilizados pelas organizações. Além disso, líderes e liderados obtêm uma visão mais realista em relação à produtividade e se preparam melhor para as transformações que o futuro pede, o que está relacionado a vantagens em relação à competitividade.
RH 5.0 X RH tradicional
Nas últimas décadas, o setor de Recursos Humanos esteve muito vinculado a atividades operacionais, sendo conhecido como o setor da empresa que ficava responsável por resolver questões burocráticas, como àquelas que diziam respeito à folha de pagamento e contratos.
Porém, este modelo não responde mais às novas demandas do mercado e, a cada dia, está dando lugar a um RH que atua de forma estratégica, fazendo parte das tomadas de decisão da organização.
Nesse sentido, o RH 5.0 busca aperfeiçoar processos, especialmente quando se trata de recrutamento e seleção, para que as contratações de novos colaboradores leve em consideração aspectos comportamentais, além dos técnicos, tornando as escolhas cada vez mais assertivas e resultando em menor turnover.
Um RH alinhado aos desejos do mercado sabe que deve investir, antes de tudo, em capital humano, já que o sucesso da empresa está diretamente relacionado ao seu time de funcionários. Dessa forma, não poupam esforços para estimular suas equipes a serem criativas e inovadoras.
Benefícios do RH 5.0
São diversos os benefícios que o RH 5.0 traz às empresas, impactando de forma positiva o negócio como um todo, como é possível conferir a seguir:
Retenção de talentos
Hoje, mais do que nunca, sabemos o quanto pode ser desafiador manter os melhores profissionais dentro das organizações. Para o funcionário, não basta apenas bater o ponto e receber o salário, mas ser realmente feliz dentro da empresa, o que significa, em grande parte, se sentir valorizado e reconhecido por seus líderes.
Sendo assim, o RH 5.0 vem para ajudar as empresas a focar na importância de nutrir bons e verdadeiros relacionamentos, principalmente entre liderança e colaborador, uma via de mão dupla. É possível estimular uma real conexão entre as pessoas, o que resulta em uma cultura de respeito dentro da empresa, fazendo com que os profissionais desejem estar e trabalhar ali.
Comunicação transparente
No RH 5.0, é imprescindível que haja uma comunicação transparente entre as pessoas, para que não apenas deixe de existir o “disse me disse”, mas para que conflitos e problemas sejam resolvidos mais rapidamente, o que contribui para o desempenho de toda a empresa. Com o novo modelo de RH, prioriza-se uma comunicação gentil, mas firme.
É recomendado realizar reuniões regulares e com roteiro de perguntas, realizadas de forma individual (um para um), com o objetivo de conhecer melhor os colaboradores e o que eles têm a oferecer para a empresa, além de ser um espaço para feedbacks positivos e indicação de melhorias.
Engajamento dos colaboradores
Quando os funcionários percebem que as novas tecnologias implantadas pela empresa não são uma ameaça, mas sim ferramentas que vêm para auxiliar, passam a se sentir valorizados como indivíduos únicos e dotados de talentos. Dessa forma, o RH e a liderança cumprem seu papel de inspirar os colaboradores a se engajarem nas mudanças, além de melhorarem sua performance em tarefas e projetos.
Vale destacar que é natural que toda mudança de cultura empresarial seja vista com desconfiança por alguns, por isso é importante o engajamento que parte de cima e chega aos demais. Como resultados positivos, temos fluxos de trabalho mais ágeis, maior bem-estar no ambiente de trabalho e desejo de buscar desenvolvimento profissional e pessoal para estar em constante evolução.
Melhores resultados
O que chega até o cliente é, antes de tudo, o resultado daquilo que o funcionário entrega. Afinal, a satisfação do cliente e do colaborador estão diretamente conectadas. Por isso, construir um bom relacionamento com os profissionais que fazem parte do negócio é “meio caminho andado” para que o cliente receba sempre o melhor.
É fato que um colaborador que se sente reconhecido, seja de forma financeira e/ou emocional, se torna um defensor do negócio. Afinal, o reconhecimento é a chave de tudo e já se tornou indispensável em uma empresa que deseja realmente se humanizar. Dessa forma, há maior comprometimento nas entregas, porque se sabe que se está contribuindo para algo maior. Consequentemente, há melhora na performance geral.
Maior produtividade
Hoje, sabemos que a causa da baixa produtividade nas empresas passa longe de ser falta de competências técnicas dos colaboradores ou de estrutura. A causa, geralmente, está na falta de clareza sobre os reais motivos que levam os funcionários a não serem produtivos, prejudicando o todo.
Por isso, ao implantar o RH 5.0, pode-se compreender mais facilmente quais são os porquês individuais, mostrando que há interesse real pelo que as pessoas têm a dizer e a oferecer. Assim, chegando à raiz da questão, procura-se por soluções que resultarão em um melhor desempenho dos colaboradores, como horários de trabalho mais flexíveis e benefícios atrativos.
O que fazer para colocar em prática o RH 5.0?
Para colocar em prática o RH 5.0, é preciso que o departamento de RH e a liderança estejam cientes que essa nova forma de fazer Recursos Humanos baseia-se em dados e decisões que são tomadas a partir de certezas e não mais de “achismos”. É fato que uma mudança como essa exige tempo, esforço e dedicação, o que todos devem estar dispostos a fazer para que se concretize e se desfrute dos benefícios.
Por isso, além de implantar as inovações tecnológicas, é preciso ter em mente cinco importantes transformações que passam pela mudança de mindset. Confira abaixo quais são elas:
- Preocupação genuína em gerar bem-estar no ambientes de trabalho;
- Transição de gestão de pessoas para gestão de relacionamentos;
- Mensuração dos impactos da tecnologia, de intangíveis para tangíveis;
- Mudança de mentalidade de custo para criação de valor;
- Troca da experiência do cliente para a experiência do colaborador.
Conclusão
Pelo RH 5.0 ser um conceito ainda relativamente novo, não seria possível abordar tudo o que se sabe sobre ele em um único artigo, muito porque estamos começando a vê-lo na prática. Do que não temos dúvida é que ele veio para ficar e para mostrar que a tecnologia está a favor dos times de RH e das empresas.
O uso de dados e a humanização das organizações ocupa o lugar do RH tradicional, que normalmente olhava para questões burocráticas. Entre as diversas vantagens, podemos citar um maior engajamento dos colaboradores e a melhora na produtividade. Mas, para torná-lo uma realidade, é preciso, além de mudanças de mindset, o comprometimento de todos.
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