Carta de admissão: entenda para que serve e como elaborar
Documento é uma opção para empresas no processo de contratação de colaboradores
Ao propor a contratação ao candidato de um processo seletivo, o profissional de Recursos Humanos (RH) pode enviar a ele uma carta de admissão. Esse documento sinaliza a intenção de que o trabalhador integre a organização.
Mas você sabe se essa carta é obrigatória? Se ela dispensa o cumprimento do aviso prévio? E sabe como elaborar uma carta de admissão? Para auxiliar você, nós da Metadados – especialista em softwares de Gestão de RH – preparamos esse artigo.
O que é carta de admissão?
Carta de admissão é um documento que a empresa envia a um candidato para informá-lo de que foi aceito no emprego. Também conhecida como carta de contratação, ela não é uma obrigação legal e faz parte das boas práticas das organizações.
No mercado de trabalho, esse instrumento pode ser importante para empresas que querem acelerar o início no novo emprego do colaborador vinculado a outra organização. Isso porque trata-se de um documento utilizado para trabalhadores solicitarem a dispensa do aviso prévio.
A carta de admissão serve para não cumprir o aviso prévio?
A carta de admissão é uma indicação de que o colaborador obteve outra oportunidade de emprego. Assim, é de bom tom que a empresa a aceite como um motivo para não precisar cumprir o aviso prévio. No entanto, a organização é quem define se acolhe ou não essa solicitação.
Mesmo que dispense o cumprimento do aviso prévio, a organização pode fazer o desconto do período no acerto das verbas rescisórias. Apesar disso, é importante que o colaborador a apresente, porque ela esclarece os motivos para ele se afastar daquele trabalho.
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Para que serve a carta de contratação?
A carta de contratação serve como uma comprovação de que o candidato foi selecionado para determinada vaga de emprego. Ela pode ser usada para referências tanto pelo trabalhador quanto pelo empregador.
Além disso, a empresa é beneficiada ao utilizar esse recurso que faz parte do registro do processo seletivo do candidato. Ao documentar as etapas da seleção, o RH gera mais segurança para o profissional e para a organização.
Parâmetros para elaborar a carta de admissão:
- Redação clara: utilize linguagem objetiva sem deixar espaço para interpretações dúbias;
- Transparência: apresente a proposta de emprego com todas as informações necessárias para o colaborador conhecer as condições de trabalho;
- Documentação: detalhe os documentos necessários para a contratação nesta nova oportunidade de emprego. Isso facilita o processo de admissão, que inclusive pode ser feito com agilidade com o uso da Admissão Digital da Metadados.
- Confirmação: peça para o candidato confirmar se recebeu a carta de contratação.
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Quando o colaborador apresenta carta de novo emprego?
Assim como a carta de admissão não é uma obrigação da empresa, a apresentação dela não é um dever do trabalhador. O colaborador que conseguiu um novo emprego pode levar o documento ao RH ou ao gestor, se assim desejar, após receber e aceitar a nova proposta.
Dicas para produzir uma carta de admissão
Produzir uma carta de admissão clara, profissional e completa contribui para uma comunicação eficaz com o candidato. A seguir, apresentamos dicas de como fazer uma carta de contratação adequada.
Você pode utilizá-las para ter um modelo interno desse documento. Ele pode usado sempre que houver um processo de admissão na empresa. Confira:
Estrutura e Conteúdo da Carta de Admissão
Cabeçalho
- Logotipo e nome da organização;
- Endereço completo da empresa;
- Data de emissão da carta.
Destinatário
- Nome completo do candidato;
- Endereço completo do candidato (opcional).
Saudação
- Utilize um tom profissional para saudar o candidato e mencione o nome dele.
Parágrafo de Introdução
Declaração de Aceitação: informe de maneira clara que o candidato foi aceito. Exemplo: "Informamos que você foi admitido(a) para a posição de [Título do Cargo] na [Nome da Empresa].”
Detalhes da Posição
Título do cargo: coloque um tópico com o nome da posição para a qual o candidato foi aceito.
Início: sinalize quando e onde o candidato deve começar a trabalhar.
Proposta de remuneração
- Salário: adicione a proposta salarial.
- Benefícios: informe benefícios, como plano de saúde, vale-alimentação, vale-refeição, Programa de Participação nos Resultados, entre outros.
Condições de Trabalho
- Horário de trabalho: explique qual é a jornada de trabalho e a política de horas extras.
- Período de experiência: se houver, inclua informações sobre o período de experiência.
Próximos Passos
- Documentação: liste os documentos que o candidato precisa fornecer para ser contratado, como RG, CPF, comprovante de residência, diploma, etc.
- Instruções de confirmação: explique como o candidato deve confirmar a aceitação da oferta. Pode-se pedir um retorno por e-mail, incluir um espaço para a assinatura ou um link para aceitação online.
Informações de Contato
- Contato: disponibilize dados para o candidato entrar em contato caso tenha dúvidas.
Encerramento
- Agradecimento: agradeça o candidato pela participação no processo seletivo e expresse entusiasmo pela integração dele na empresa.
- Assinatura: adicione o nome e o cargo do responsável pela contratação, seguidos da assinatura.
Conclusão
A carta de admissão pode ser utilizada pelo RH como uma facilitadora nos processos de contratação de colaboradores. Com um modelo pré-pronto desenvolvido para a sua empresa, pode-se apenas completar os campos mutáveis para cada proposta.
Esse documento pode ser importante para o colaborador obter a dispensa do aviso prévio de outra empresa. Portanto, mesmo que não seja obrigatória, a carta de contratação tem valor tanto para o RH quanto para o trabalhador.