Utilizamos dados de cookies para garantir o funcionamento do website, para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a METADADOS a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades, e concorda com a nossa política de privacidade

Recrutamento e Seleção20 de março de 2025

Recrutamento misto: como fazer e quais as vantagens

Como combinar recrutamento interno e externo para encontrar o talento certo e fortalecer seu time

Recrutamento misto: como fazer e quais as vantagens

O processo de Recrutamento e Seleção é um dos mais importantes dentro de uma empresa. E na hora de contratar alguém, fica a dúvida: é melhor buscar um novo talento no mercado ou promover um colaborador interno? O recrutamento misto oferece o melhor dos dois mundos.

De um lado, o recrutamento interno valoriza quem já está na empresa. Do outro, o recrutamento externo traz novas perspectivas. Mas e se não for preciso escolher?

Neste artigo, nós da Metadados – empresa que desenvolve sistemas para o seu RH – vamos explicar o que é o recrutamento misto, quais são suas vantagens e como aplicá-lo de forma estratégica para fazer a melhor contratação para qualquer vaga. Boa leitura!

O que é recrutamento misto?

recrutamento-misto-reuniao-remota.webp

O recrutamento misto é uma estratégia que combina as abordagens de recrutamento interno e externo. Antes de preencher uma vaga, a empresa avalia se há talentos disponíveis dentro do time e, ao mesmo tempo, considera candidatos externos para encontrar a melhor opção.

A ideia é justamente ampliar as possibilidades de escolha do RH, além de equilibrar a valorização da equipe com a chegada de novos talentos.

Quais são os tipos de recrutamento?

Além do recrutamento interno e externo, e do recrutamento misto, existem outras modalidades utilizadas pelas empresas para atrair talentos:

  • Recrutamento espontâneo: quando a empresa mantém um banco de talentos, com currículos de candidatos interessados em futuras oportunidades;
  • Recrutamento por indicação: bastante comum, ocorre quando uma pessoa de dentro da empresa indica um profissional qualificados para as vagas disponíveis;
  • Recrutamento online: uso de plataformas digitais, Inteligência Artificial e até redes sociais, como o Linkedin, para divulgar oportunidades e atrair talentos;
  • Recrutamento terceirizado: contratação de uma empresa ou software especializado para conduzir o processo seletivo.

Sobre o uso da Inteligência Artificial, vale destacar que a IA pode ser uma grande aliada do RH. Não para desumanizar o processo, mas ao contrário, permitindo que o recrutador foque no que realmente importa, e deixe o trabalho manual, como a triagem de currículos, para a tecnologia.

Aqui na Metadados, por exemplo, a Inteligência Artificial da Jobfy, nosso sistema para recrutamento e seleção, permite analisar habilidades, fit cultural e perfis profissionais para fazer triagens automáticas e ranquear candidatos de forma estratégica.

Banner do vídeo do caos a eficiência

Como o recrutamento interno e externo se relacionam com o recrutamento misto?

Na prática, o recrutamento misto é a junção do recrutamento interno e externo. Mas também é uma estratégia que equilibra os dois processos para gerar melhores resultados.

O recrutamento interno permite que a empresa valorize seus colaboradores, aproveitando talentos que já conhecem a cultura organizacional. Já o recrutamento externo amplia o horizonte de possibilidades, trazendo profissionais com novas competências e perspectivas.

Quando combinados, esses dois métodos ajudam a garantir que cada vaga seja preenchida da melhor maneira possível. Seja promovendo um funcionário qualificado, seja trazendo alguém de fora. Esse equilíbrio evita a estagnação e permite uma gestão mais estratégica do RH.

Guia de Recrutamento e Seleção: práticas para contratar o profissional certo

Quais são as maneiras de fazer o recrutamento misto?

No caso do recrutamento misto, a seleção pode acontecer de diferentes formas, dependendo da estratégia da empresa:

  • Recrutamento interno seguido do externo: primeiro, a empresa avalia candidatos internos. Se nenhum atender aos requisitos, abre o processo para o mercado externo;
  • Recrutamento externo seguido do interno: nesse caso, a empresa primeiro avalia candidatos externos. Se nenhum atender aos requisitos, abre o processo internamente;
  • Recrutamento externo e interno ao mesmo tempo: os dois processos acontecem ao mesmo tempo, permitindo uma comparação entre os candidatos;
  • Recrutamento flexível: a empresa define sua abordagem conforme a vaga, podendo priorizar candidatos internos para cargos estratégicos e buscar talentos externos para funções que pedem por inovação.

Independentemente do método escolhido, o recrutamento misto deve ser estruturado para garantir que a decisão final leve em conta tanto o potencial dos colaboradores quanto as necessidades da empresa.

O que todo RH deve perguntar aos candidatos?

Benefícios do recrutamento misto para a empresa

Se o recrutamento interno é mais rápido e barato, e o recrutamento externo traz inovação e novas competências, é possível combinar o melhor dos dois mundos. Entre os benefícios do recrutamento misto estão:

  • Flexibilidade e melhores decisões: o RH pode avaliar primeiro os talentos disponíveis internamente, e recorrer ao mercado apenas se necessário;
  • Aproveitamento máximo dos recursos humanos: evita que talentos internos sejam subutilizados enquanto garante que novas contratações sejam estratégicas;
  • Equilíbrio entre inovação e continuidade: o recrutamento misto reconhece o valor dos funcionários atuais enquanto traz novos profissionais para renovar a equipe;
  • Maior previsibilidade financeira: ao reduzir contratações externas desnecessárias, a empresa evita gastos e melhora o planejamento orçamentário do RH.

Segundo o relatório Futuro dos Empregos 2025, divulgado pela World Economic Forum, investir em treinamentos dentro da equipe não só resulta em maior produtividade em 77% dos casos, mas também em um aumento na transição de funcionários para novas funções em cerca de 52%.

A boa notícia é que as empresas parecem abertas a isso: de acordo com dados do relatório, melhorar os processos de progressão e promoção de talentos é uma prioridade para 62% das organizações.

Em geral, empresas que diversificam suas fontes de contratação têm mais chances de formar equipes de alta performance. Isso acontece porque o recrutamento misto mantém o time motivado enquanto traz novas perspectivas e conhecimentos para a empresa.

Quer contratar melhor? Conheça a Jobfy

Como vimos, empresas que equilibram contratações internas e externas têm mais chances de aumentar as taxas de engajamento entre os colaboradores.

O recrutamento misto permite inovação e retenção de talentos dentro da sua empresa, e ajuda o RH a tomar decisões mais estratégicas. Se a sua empresa ainda não adota essa abordagem, pode ser o momento de começar.

O primeiro passo? Analisar as oportunidades internas e externas com a mesma atenção e considerar qual caminho faz mais sentido para cada vaga. A Jobfy, sistema da Metadados para Recrutamento e Seleção, ajuda sua empresa com isso.

Com ele, você encontra os talentos certos com mais precisão e menos esforços, além de:

  • Ter mais visibilidade para as suas vagas;
  • Ganhar agilidade e alinhamento em cada etapa;
  • Fazer contratações certeiras;
  • Construir uma visão estratégica do recrutamento;
  • E muito mais!

Conheça a Jobfy e mude a sua forma de recrutar!

Banner do Produto Jobfy, da Metadados

Conheça quem escreveu o artigo

  • Bruna Valtrick
    Bruna Valtrick

    Bruna é jornalista e produtora de conteúdo, especializada em SEO e Inbound Marketing, com mais de 7 anos de experiência. Acredita que boas histórias valem mais do que palavras difíceis e que todo texto existe por um propósito. Na Metadados, cria conteúdos estratégicos e sempre atualizados sobre Recursos Humanos.

  • Fernanda de Oliveira
    Fernanda de Oliveira

    Formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade da Serra Gaúcha, cursa MBA em Gestão de Pessoas, Competências e Coaching pela mesma instituição. Com mais de 12 anos de experiência nas áreas de recrutamento e seleção e gestão de pessoas, atua como analista de Recursos Humanos na Metadados.

Conteúdos que
você vai gostar