Headhunter: saiba o que é e se a sua empresa deve contratar um
Profissional que está cada vez mais em evidência no mercado, o headhunter busca ligar os candidatos às empresas
Já ouviu falar em headhunter? O termo tem ganhado bastante espaço nas organizações! Mesmo que você ainda não conheça, certamente sabe a importância de encontrar os candidatos que mais se identificam com a empresa, certo?
Sim, uma coisa tem a ver com outra! Para ajudar você a entender o que é um headhunter e como ele pode ajudar sua organização, a Metadados preparou este artigo. Siga lendo para conferir!
O que é um headhunter?
Para começar, vamos trazer o significado de headhunter, que é uma palavra em inglês. Sua tradução é “caçador de cabeças” e se caracteriza por ser o profissional responsável por reconhecer e selecionar os maiores talentos do mercado, de forma que una o que a empresa deseja e o que o futuro colaborador pode oferecer a ela. Em outras palavras, é uma espécie de “mediador” entre a organização e os candidatos.
Um headhunter é alguém que, antes de tudo, inspira confiança na empresa, porque para que ele possa encontrar as pessoas certas para fazer parte do quadro de funcionários, terá que passar credibilidade e, então, conhecer a fundo como o negócio funciona, quais são suas necessidades, saber detalhes sobre os cargos e outros pontos, tudo para que seja criada uma verdadeira parceria entre empresa e colaborador.
Ele não olha apenas o currículo técnico, dando atenção também para as soft skills e os sinceros desejos dos profissionais que têm em vista. Isso porque muitos talentos já fazem parte de alguma instituição, o que exige desse “caçador” a habilidade de ir a fundo para descobrir se o candidato se sente realizado onde está ou se está aberto (e em quais condições aceitaria) começar uma nova experiência profissional.
Tem quem diga que para se destacar como headhunter é preciso ser um bom coach, estando aberto a ouvir empresa e candidato, intermediando as negociações entre os dois.
Características de um headhunter
Um headhunter possui algumas habilidades específicas, que são importantes para desempenhar com excelência o papel a que se propõe. Veja a seguir algumas fundamentais:
● Ter uma análise sistêmica, de forma que enxergue a empresa como um todo (sua visão, missão e valores) e assim possa identificar o que de fato se espera daquele cargo;
● Observar e ouvir com atenção para ir além do que está sendo dito nas entrevistas, percebendo o ambiente, as entrelinhas e sentimentos ocultos;
● Comprometimento em acompanhar o desenvolvimento do candidato na empresa;
● Discrição, já que grande parte das vagas é sigilosa e normalmente as negociações ocorrem “em off”;
● Ser autoconfiante;
● Ser persistente;
● Ter foco para cumprir seus objetivos;
● Ser ambicioso, desejando sempre o melhor para si e para os outros;
● Ter facilidade em se comunicar de forma verbal e escrita;
● Ser resiliente, não se deixando abater pelas frustrações;
● Ser carismático.
Diferenças entre um headhunter e um recrutador de RH
Por se tratar da contratação de novos colaboradores, pode haver confusão entre o trabalho de um headhunter e o de um recrutador do time de Recursos Humanos. É possível até pensar que são funções parecidas, mas não se engane: são bem diferentes.
De um lado, está o recrutador, que tem como principal atribuição buscar profissionais baseado nos seus currículos e, então, guiá-los em processos seletivos, que podem contar com fases como entrevistas, dinâmicas e testes de perfil.
De outro, está o headhunter, que vai ao encontro desses talentos em lugares e momentos que vão além da empresa, já que a busca por vezes é realizada fora do ambiente empresarial ou corporativo, em locais e situações específicas, não sendo incomum ele não ter um local fixo de trabalho. Além disso, normalmente não é um colaborador em tempo integral, mas contratado por um projeto ou um período determinado.
Nesse sentido, os profissionais de RH que realizam recrutamento e seleção atuam de forma mais passiva, já que, após a divulgação da vaga, só irão entrar em contato com os candidatos após a chegada dos currículos. Assim, podemos dizer que é um caminho em que os profissionais buscam a empresa.
Já se tratando do headhunter, o caminho é o contrário: a empresa busca os profissionais, porque é alguém que realmente vai à caça dos talentos, com o propósito maior de unir a vaga perfeita com o candidato perfeito.
Para uma empresa, compensa contratar um headhunter?
Não é uma pergunta que tem apenas uma resposta, isso porque vai depender dos objetivos da empresa e do perfil de profissional desejado. Abaixo você confere algumas vantagens de se contratar um headhunter:
Vantagens de um headhunter
Ainda hoje, existe um grande número de empresas que sentem muita dificuldade para encontrar e escolher candidatos qualificados. Se esse é o seu caso, a contratação de headhunter pode ajudar bastante nesse trabalho, que não é simples. Um headhunter auxiliará o seu negócio com:
Networking: todo caçador de talentos possui uma vasta rede de contatos - e é assim mesmo que deve ser. Conhecer muita gente, de áreas diferentes, amplia as possibilidades de achar a pessoa certa, muitas vezes indo além dos estereótipos.
Experiência: o tamanho e o potencial do networking de um headhunter estão conectados à sua experiência, já que quanto mais contatos ele tiver, maiores são as chances de encontrar os melhores profissionais e, claro, maior conhecimento de como as coisas acontecem no mercado.
Interesses unidos: um headhunter não apenas faz bem o seu trabalho, mas também está atento ao que a empresa precisa para crescer, no sentido de se empenhar para contribuir ao máximo com o sucesso daquela contratação, porque ele sabe que é uma via de mão dupla: quando ele cumpre seu papel, a empresa prosperará também. Ou seja, todos ganham.
Como um headhunter pode colaborar em processos seletivos
A seguir, você confere três tipos de vagas em que um headhunter pode contribuir:
Estratégicas
Como vagas estratégicas, podemos citar as de cargos de confiança. São pouco divulgadas por exigirem profissionais que não apenas sejam técnicos, mas possuam valores parecidos e, muitas vezes, maior disponibilidade de horário. Dessa forma, são mais difíceis de serem encontrados em processos seletivos comuns.
Confidenciais
Quando as vagas são confidenciais, as principais informações não são divulgadas, o que dificulta o interesse de candidatos. Nesse caso, o headhunter pode fazer contato com os profissionais que se encaixam no perfil, apresentando a vaga com mais facilidade e eloquência, mesmo sem passar todos os detalhes.
Outros locais
Na abertura de filiais em outras cidades, estados ou países, o headhunter pode trabalhar remotamente. Ter alguém que mora no local onde a empresa contratará pode facilitar muito o processo de encontrar as pessoas certas para diversos cargos, principalmente os de alto nível, poupando tempo, energia e certamente dinheiro da empresa.
Como contratar um headhunter?
Para você saber como contratar um headhunter, trazemos algumas recomendações. A primeira tarefa é fazer uma busca nas plataformas automatizadas, no Google e em redes sociais, especialmente no LinkedIn. Após, é importante avaliar suas referências e seu conhecimento de mercado, analisando seus resultados e conversando com quem já o contratou.
Vale olhar também para a capacidade de networking do headhunter, para saber como ele constrói sua rede e como normalmente é sua abordagem. Considerar o tempo médio que ele leva para concluir uma contratação é outro ponto, sendo seis semanas um período considerado ideal.
Por fim, é chegada a hora da entrevista, onde é possível tirar dúvidas e checar se vocês possuem ideias compatíveis. Também é o momento de saber quanto custa o serviço de um headhunter e se ele realmente é necessário na sua organização!
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