Tendências de DP: o que esperar do futuro do setor
Conhecimento sobre dados, tecnologia e habilidades interpessoais são destaques em pesquisa exclusiva da Metadados
Uma pesquisa exclusiva da Metadados mostra como os profissionais de Departamento Pessoal (DP) projetam o futuro do setor. Intitulada Tendências de DP, ela foi realizada entre 8 e 28 de outubro de 2024. Ao total, foram 19 questões respondidas por centenas participantes de forma anônima. O levantamento contou com quatro perguntas elaboradas para traçar o perfil profissional dos respondentes:
- Você atua ou já atuou na área de Departamento Pessoal?
- Cargo;
- Tempo de experiência no DP;
- Faixa de funcionários da empresa em que atua.
Outras 14 afirmações podiam ser respondidas conforme a Escala de Likert, com cinco possibilidades:
- Discordo totalmente;
- Discordo parcialmente;
- Nem concordo nem discordo;
- Concordo parcialmente;
- Concordo totalmente.
A última questão era uma pergunta aberta para que os participantes indicassem quais competências consideram essenciais para o futuro profissional de DP.
Perfil dos participantes
A maior parte dos participantes da pesquisa está em cargos de assistente ou analista, seguidos por de coordenador ou supervisor. Em terceiro lugar, estão gerentes ou diretores. Por fim, situam-se os que não trabalham atualmente.
Outro aspecto relevante é que a maioria dos respondentes tem forte experiência na área. A maior parte deles tem mais de 10 anos de atuação no Departamento Pessoal. Em seguida, estão os profissionais com 5 a 10 anos de trabalho no DP. Depois, vêm os que têm experiência de 1 a 5 anos. Por fim, estão aqueles com até 1 ano na função.
Quando a análise leva em consideração o número de colaboradores nas empresas em que os participantes da pesquisa atuam, o quadro com maior número de respostas é acima de 600 trabalhadores. A seguir, estão as com menos de 70 colaboradores. Empresas com 300 a 600 colaboradores aparecem quase empatadas com as que têm entre 100 e 200 funcionários. Em quinto lugar, estão as que têm entre 200 e 300 colaboradores. Por fim, aparecem aquelas que empregam entre 70 e 100 funcionários.
Cenário atual do DP
A pesquisa buscou compreender qual é a influência da tecnologia nos principais processos Departamento Pessoal. As respostas indicaram que o DP continua enfrentando dificuldades em algumas rotinas:
- 80% dos participantes apontaram que o fechamento da folha ainda é propenso a erros, apesar dos avanços tecnológicos;
- 89% entendem que o controle do ponto, a gestão de jornadas e o banco de horas são desafios recorrentes para o DP, apesar da digitalização.
Os profissionais de DP também responderam sobre a gestão de benefícios e o fechamento de rotinas anuais, como o 13º salário. Quer saber o posicionamento deles a respeito do assunto? Acesse o nosso report exclusivo e completo com as tendências e visão de especialistas sobre o futuro do DP! Cadastre-se agora para recebê-lo no seu e-mail.
Tendências para o futuro do DP
Uma das avaliações preponderantes é de que há uma mudança em curso nas atribuições do DP. O entendimento é de que os profissionais da área deixam de ter uma função meramente operacional e passam a ser cada vez mais estratégicos.
A habilidade de extrair e analisar de dados é um apontamento comum de especialistas para que o DP tenha essa característica estratégica. A pesquisa buscou compreender qual é a visão dos profissionais acerca da habilidade de trabalhar com dados e métricas nos próximos anos. As respostas indicam um alinhamento com a percepção dos especialistas de que esse será um fator relevante para o Departamento Pessoal.
O gráfico mostra o percentual de respostas para a seguinte afirmativa: “A demanda por conhecimentos em análise de dados e métricas de desempenho será cada vez mais importante para os profissionais de DP”:
As mudanças nas leis trabalhistas e a adaptação à tecnologia aparecem como desafios para a maioria dos respondentes. Mesmo assim, a maior parte está confiante na capacidade de continuar a desempenhar as próprias funções de maneira eficaz nos próximos 5 anos.
Assista ao vídeo com os principais insights da pesquisa Tendências de DP!
Competências para o DP do futuro
A pesquisa foi elaborada com uma pergunta aberta para que os participantes listassem quais competências consideram essenciais para o futuro do DP. As que mais apareceram foram as soft skills. Algumas delas foram as seguintes:
- Proatividade;
- Adaptabilidade;
- Aprendizagem contínua;
- Inteligência emocional e comportamental;
- Resiliência;
- Clareza na comunicação;
- Relacionamento interpessoal;
- Capacidade de negociação;
- Gestão de demandas e de tempo;
- Ética.
Nas hard skills, alguns destaques foram:
- Análise e inteligência de dados;
- Programação de softwares e robôs;
- Conhecimento sobre legislação trabalhista e previdenciária;
- Gestão de processos;
- Controladoria;
- Domínio de Inteligência Artificial;
- Raciocínio lógico.
Um dos respondentes sintetizou a expectativa a respeito dos profissionais do DP no futuro: “Este profissional terá que ser um analista de dados, gestor de projetos e ainda ter um pouco de psicologia organizacional”.
Outro destacou que o uso da tecnologia não elimina a necessidade do conhecimento humano: “Mesmo chegando tecnologias, continuará sendo necessário o profissional com amplo conhecimento para acompanhar, analisar, corrigir o que será feito. Afinal, IA ou outras tecnologias farão o que de fato estiver programado para fazer. Se configuramos a folha de pagamento de forma equivocada, será feito errado... Precisamos ter o conhecimento e atualização legislativas para acompanhar todo o processo e os resultados”.
Conclusão
A análise de dados e de métricas de desempenho, o conhecimento a respeito da legislação e a capacidade de se adaptar (inclusive às novas tecnologias) são três aspectos importantes para o futuro do DP na análise dos profissionais da área. Junto a isso, aparecem variadas habilidades interpessoais, as chamadas soft skills. É o que mostrou a pesquisa Tendências de DP, feita pela Metadados.
Os resultados apontam ainda que, mesmo com o avanço tecnológico, os profissionais de DP ainda enfrentam dificuldades em rotinas básicas. É o caso do fechamento da folha de pagamento, considerada muito suscetível a erros. Porém, com o avanço tecnológico, a expectativa é de que esses processos melhorem. Com isso, o DP deve passar a ter uma função mais estratégica dentro das organizações.
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