CONARH 2024: Como uma empresa pode ser promotora de uma cultura de bom humor na organização
Descubra como tornar o ambiente de trabalho um espaço mais leve, saudável e engajado
A palestra “Inteligência Emocional - Ative o Bom Humor” conduzida pela especialista em neurociência, Maryana com Y, movimentou o auditório de uma das arenas de conhecimento do CONARH 2024 trazendo um assunto de grande relevância para o profissional de RH: soft skills. Mais especificamente, a escolha por uma postura de bom humor no trabalho.
Conforme Maryana, à medida que crescemos e nos inserimos no mundo profissional, somos levados a crer que seriedade é sinônimo de competência e produtividade, afinal, "a vida não é um morango". No entanto, ter uma atitude séria o tempo todo não é garantia de eficiência. O bom humor pode, sim, andar junto aos resultados, e a empresa que promove essa cultura cria um ambiente mais saudável e produtivo. Quer saber como? Siga a leitura por aqui.
Trabalhe de forma séria, mas sem mau humor
“Dá para falar sério sem estar sempre com a cara fechada”.
Ser bem-humorado no trabalho não significa faltar com profissionalismo ou comprometimento.
“O bom humor não anula competências.”
Pelo contrário, pode ser uma poderosa ferramenta para manter a equipe motivada e engajada. Isso não quer dizer que tentar forçar a alegria dos colaboradores seja o caminho. Tristeza e raiva também fazem parte em alguns momentos, assim como reclamar! Só não é recomendável permanecer ali. O ideal é estar atento aos sentimentos e, ao perceber algo negativo, buscar entender a origem em vez de forçar a alegria.
E quando perceber sinais de raiva ou estresse, sugira à pessoa dar uma volta, tomar água e tirar um momento para si. Esse breve intervalo pode ser a diferença entre uma comunicação produtiva ou um feedback precipitado. A raiva, por exemplo, tem um ciclo de 90 segundos, e respeitar esse tempo pode ajudar a tomar decisões mais ponderadas.
Não naturalize o estresse constante
É vital não naturalizar o sentimento de estresse constante. Assim, evitar a sobrecarga e estimular os cuidados com a saúde emocional poderão contribuir para a felicidade no trabalho e, como consequência, o desempenho.
Outro aspecto para estimular uma cultura de bom humor é criar um ambiente seguro, onde os colaboradores se sintam confortáveis para expressar suas emoções, sejam elas boas ou ruins. Neste sentido, o profissional de RH deverá funcionar como um condutor do bem-estar organizacional, incentivando uma comunicação aberta e honesta, para que todos saibam que podem falar sobre suas dificuldades sem medo de retaliação.
Respeite as diferentes personalidades
Nem todos se expressam da mesma forma. Algumas pessoas são naturalmente introvertidas, e forçar um comportamento que não é autêntico pode ser nocivo. Em vez disso, líderes devem encontrar maneiras de se conectar com cada indivíduo de acordo com suas características pessoais, mantendo o foco na solução dos problemas e no desenvolvimento de seus talentos.
“Foque no que FARTA e não no que FALTA.” Expandimos aquilo em que focamos. Estimule os colaboradores a usarem seus talentos em vez de apenas olhar para os gaps. Quando incentivados a utilizar seus pontos fortes, a tendência é expandir essas habilidades e obter ótimos resultados.
Outras formas de ativar o bom humor
Pequenas mudanças de atitude e comportamento podem transformar o bem-estar individual, repercutindo no clima organizacional e bem-estar coletivo. Veja abaixo algumas dicas práticas:
- Preste atenção em como inicia o dia. Evite pegar o celular logo que acorda para não sobrecarregar a sua mente logo pela manhã. Use este momento para organizar as suas próprias ideias antes de acompanhar as ideias de outras pessoas;
- Viva o momento presente. A cada atividade que for realizar, foque no que está fazendo naquele exato momento. Escapar da realidade o tempo inteiro nos faz fugir de nós mesmos. Então, como ser feliz se não há espaço para a felicidade entrar?
- Entenda que bom humor não é sobre ser engraçado ou contar piadas, é sobre leveza;
- Se compare apenas consigo mesmo. Tenha em mente que a sua jornada e progresso são únicos;
- Compartilhe risadas genuínas e incentive interações autênticas. Assim, você criará conexões mais fortes e verdadeiras, além da sensação de pertencimento;
- Ouça ativamente, sem distrações ou julgamentos, e com interesse genuíno, o que os outros têm a dizer;
- Seja flexível em suas opiniões e esteja aberto a novas ideias e perspectivas;
- Reconheça e celebre as pequenas vitórias e momentos que fazem a jornada valer a pena;
- Seja legal consigo mesmo. Assim você conseguirá ser legal com os outros também;
- Comunique sua equipe quando não estiver bem. Ser transparente ajuda a criar um ambiente mais compreensivo e solidário;
- Cuide-se antes que a conta chegue. Cuidar de si mesmo é uma forma de cultivar energia e disposição para enfrentar os desafios diários de maneira mais leve e eficaz, a curto e longo prazo.
Conclusão
Promover uma cultura de bom humor nas empresas é muito mais que contar piadas ou manter um ambiente descontraído. Trata-se de incentivar o equilíbrio emocional, criar um espaço seguro para a expressão autêntica e respeitar as diferenças individuais. O bom humor pode ser uma poderosa ferramenta para aumentar o engajamento, a produtividade e a satisfação dos colaboradores. Ao estimular uma comunicação aberta e oferecer suporte emocional, as empresas podem criar um ambiente mais leve, eficiente e acolhedor, onde todos têm a oportunidade de crescer e prosperar.
Para identificar as necessidades específicas de cada colaborador e poder tomar decisões embasadas para evoluir o desempenho individual, a Metadados desenvolveu o Vibe. Entenda como levar bom humor para a sua organização aqui.