Ilustração simbolizando a gamificação nas empresas para engajamento

Manter os colaboradores engajados no dia a dia da empresa pode ser uma tarefa desafiadora, não é mesmo? E se o trabalho pudesse ser tão interessante quanto um jogo? A gamificação oferece essa possibilidade, aplicando dinâmicas de jogos no ambiente corporativo para aumentar a motivação e a produtividade de forma leve e envolvente.

Aqui no blog da Metadados, Renata Souza, consultora de RH, te mostra como usar a gamificação para melhorar a experiência dos colaboradores e trazer resultados reais para a sua empresa. Vamos descobrir juntos maneiras de engajar ainda mais os times?

Level up no trabalho: a gamificação como uma nova narrativa para a gestão de pessoas

Tudo muda cada vez mais rápido. É nesse ritmo acelerado que observamos transformações profundas na forma como consumimos, compramos e valorizamos as relações, tanto pessoais quanto de trabalho. A people experience (PX) surge nesse contexto como um novo paradigma, desafiando os modelos tradicionais de gestão de pessoas.

Afinal, o que é people experience? Em tradução livre, o termo significa "experiência das pessoas", mas o conceito vai além. Ele propõe que os profissionais de uma empresa não apenas vivenciem e pratiquem os valores da organização, mas que esses valores se tornem parte da experiência diária deles, criando uma relação mais profunda e significativa com a cultura da empresa.

Tradicionalmente, a gestão de pessoas se baseia em processos de subsistemas, que possuem uma coerência estática na jornada do colaborador dentro da empresa. Nesse formato tradicional, a empresa assume o controle da narrativa, colocando o profissional como espectador das políticas pré-definidas e projetando, assim, os resultados esperados.

Aplicando o conceito de people experience, a coparticipação torna-se ativa, e a construção da carreira profissional passa a estar alinhada ao propósito da empresa, o que pode ampliar os resultados além das expectativas. Isso acontece porque a jornada do colaborador é transformada e aprimorada, unindo os esforços de todos os envolvidos.

Para aplicar a experiência de people experience, é fundamental repensar cada ponto de contato dentro da organização. Em uma jornada que vai desde o primeiro contato com a marca até o desligamento do colaborador, vamos explorar a seguir os principais momentos de interação.

Os pontos-chave da experiência do colaborador

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  • Employer branding: trabalhe a percepção da empresa no mercado para construir uma marca empregadora forte e atrativa.
  • Candidatura: proporcione uma experiência positiva ao candidato desde o primeiro contato com a vaga até a entrevista, com informações claras e alinhadas aos valores da empresa.
  • Processo seletivo: ofereça empatia e objetividade, garantindo que o processo seja transparente e justo.
  • Admissão: realize o processo burocrático de forma clara, ágil e organizada.
  • Onboarding: estruture a integração do novo colaborador para que ele se sinta parte da equipe e engajado desde o início.
  • Avaliação de experiência: oriente as lideranças para manter um canal de feedback contínuo, focando na adesão à cultura organizacional.
  • Avaliação de desempenho: acompanhe o desempenho com foco em resultados e desenvolvimento, utilizando políticas claras e transparentes.
  • Desenvolvimento e movimentação de carreira: crie oportunidades de crescimento por meio de dinâmicas que incentivem e reconheçam o desempenho.
  • Offboarding: garanta uma experiência positiva no desligamento, oferecendo feedback e orientação para a continuidade da carreira.

Ao revisar cada etapa da jornada do colaborador, sua empresa têm a oportunidade de recriar uma narrativa mais envolvente e humanizada, que não apenas conecta os profissionais aos valores da organização, mas também os inspira a entregar o seu melhor.

Uma forma de aplicar esse conceito é  através da gamificação, que pode ser incorporada tanto no subsistema de desenvolvimento quanto ao longo de toda a jornada de carreira do colaborador.

Os conceitos de jogo permitem que o colaborador se torne o protagonista da própria jornada, oferecendo a ele a possibilidade de influenciar o seu caminho, explorar as oportunidades do ambiente e se envolver de maneira mais ativa. Esse processo é geralmente recompensado, contribuindo para o fortalecimento do senso de pertencimento, tão essencial para o engajamento.

Start no game

Ilustração simbolizando múltiplas habilidades

Diferente do que muitos pensam, a proposta da gamificação não é infantilizar o processo de aprendizagem, mas sim desenvolver um ambiente planejado, com mecânicas claras e participativas, com objetivos e resultados que promovam a ação.

Para aderir o conceito de gamificação com sucesso, é importante fazer um diagnóstico para identificar características corporativas que irão favorecer a assertividade e a adesão ao novo formato de gestão. Para estimular a reflexão, seguem algumas dicas que podem tornar a implantação da gamificação mais acessível na empresa:

  • Negócio: o que a empresa faz, para quem faz e como faz. Com estas respostas você terá informações suficientes para entender o nicho de mercado e suas características e, assim, definir se um ambiente mais lúdico ou mais clássico conversará melhor com a organização.
  • Público-alvo: faixa etária, costumes, lazeres etc. O perfil dos profissionais te guiará para definir objetivos (individuais ou coletivos) e recompensas (lanches, brindes, bonificações etc.) que façam sentido na interação.
  • Comunicação: o endomarketing torna-se aliado e, além de tornar acessíveis e claras as regras do jogo, tem o papel de criar canais que possibilitem a interação com o projeto. Mais que cartazes de informação ou uma arte atrativa, a comunicação interna prevê ritos de manutenção do projeto que garantirão a conexão com a cultura e valores da organização.
  • Ferramenta: pesquise uma plataforma que otimize o funcionamento e facilite a gestão da gamificação, assim você poderá focar na estratégia do projeto e não nas funcionalidades e manutenção.

Gamificação e tecnologia

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Aliada a tecnologia com a inteligência artificial e a realidade virtual, você poderá transformar a forma como a empresa engaja os seus colaboradores.  Imagine um ambiente de aprendizado imersivo, onde os profissionais podem experimentar situações reais de forma segura e desenvolver habilidades essenciais para o sucesso.

Ao utilizar a tecnologia de forma estratégica, as empresas podem criar experiências mais ricas e personalizadas, que vão além da simples transmissão de conhecimento. A gamificação, nesse contexto, atua como um catalisador, impulsionando a inovação e a transformação digital das organizações.

É importante ressaltar que a gamificação não se limita a sistemas de pontuação e rankings. Ela pode e deve ser aplicada em diversas áreas da organização, como treinamento, desenvolvimento de produtos, gestão de projetos e, principalmente, na cultura organizacional.

Ao utilizar a gamificação de forma estratégica, ou seja, conectada com os objetivos da organização, as empresas podem alcançar melhores resultados e mais rápidos, como o aumento do engajamento dos colaboradores, a melhora no desempenho, o desenvolvimento de novas habilidades que sejam relevantes para o negócio, o fortalecimento da cultura organizacional e o aumento da retenção de talentos.

4 pilares essenciais da gamificação

Para que a gamificação aconteça de forma eficaz, contamos com alguns pilares essenciais:

  • Personalização: a gamificação permite adaptar a experiência individual, aumentando a relevância e a participação através de mecânicas que sejam coerentes com cada perfil de público. Use das simulações, caça-palavras, jogo da memória, vídeos, podcast etc. Explore o sensorial seguindo sempre os valores corporativos.
  • Storytelling: ao criar narrativas envolventes, a gamificação torna o aprendizado mais memorável e significativo. É dividir o propósito de cada micro ação e direcionar o esforço para o coletivo. Entender onde estamos, para onde vamos e quais os obstáculos do caminho faz toda a diferença para caminharmos juntos.
  • Comunidades online: a interação social e a colaboração entre os colaboradores são elementos-chave para o sucesso da gamificação. Movimente a equipe de forma a reconhecer os avanços individuais e coletivos.
  • Resultados tangíveis: a gamificação pode gerar resultados mensuráveis para a empresa, como aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade. Para o profissional, o reconhecimento da sua performance na avaliação de desempenho (com promoção de cargos e remuneração), conquistas diárias como troca de pontos por cursos, brindes exclusivos e bonificações tornam a trilha atrativa e confiável.

Conclusão

People experience não é apenas uma questão de bem-estar dos colaboradores, mas também um fator estratégico para o sucesso dos negócios. Para gerar resultado, este conceito precisa estar desde o planejamento, alinhado aos valores organizacionais, depois sim, desdobrado nas rotinas e patrocinado pela gestão, garantindo a aplicação em cascata em todas as áreas da empresa.

Ao investir em seus profissionais, as empresas podem aumentar a produtividade, a inovação e a retenção de talentos, o que se traduz em melhores resultados financeiros. A gamificação, ao tornar o trabalho mais atrativo e desafiador, contribui para o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores e para a criação de uma cultura de alta performance.

O senso de justiça fica fortalecido por permitir que tenha políticas claras e reconhecimentos transparentes, validando a meritocracia e extinguindo o formato de comando e controle com preferências pessoais. Em um mercado cada vez mais competitivo, a empresa que conseguir oferecer a melhor experiência para seus colaboradores será a grande vencedora.

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