Análise de dados e comunicação: o novo perfil do DP
Ciro Mariano, professor e especialista na área, destaca como os profissionais podem se preparar para os desafios dos próximos anos
Se você acredita que o Departamento Pessoal (DP) é uma área meramente operacional, está na hora de revisar conceitos. O posicionamento do setor para os próximos anos deve se encaminhar para uma visão mais estratégica. Ciro Mariano, professor com 18 anos de experiência na área, diz que o entendimento profundo de processos e a capacidade de análise de dados para busca de novas soluções são cada vez mais valorizados no DP.
"Você não vai ser parabenizado por fazer a melhor folha de pagamento. O sistema faz isso sozinho. O que importa é entender o impacto dessas informações no dia a dia dos empresários e trabalhadores", afirma o especialista.
Em conversa com a Metadados, ele traz novos insights acerca de uma pesquisa exclusiva sobre as tendências para o futuro do DP. O especialista destaca o avanço da tecnologia e a adaptação dos profissionais como fundamentais para os próximos anos.
Nesse novo cenário, as soft skills – como inteligência emocional e comunicação – aparecem como habilidades muito relevantes. Entre as competências técnicas, análise de dados e conhecimento sobre legislação ganham mais relevância no perfil ideal do profissional de DP do futuro.
Confira os principais trechos da entrevista com Ciro Mariano sobre as tendências e o futuro do DP.
Metadados: O Departamento Pessoal trabalha muito com legislação, mudança de sistema, tem dependência do governo, cuidados com a empresa e com o colaborador. Não é uma profissão fácil. A nossa pesquisa mediu isso. Os profissionais de DP apontaram que, apesar de terem ferramentas tecnológicas para fechamento da folha e gestão do ponto, ainda é uma dificuldade lidar com esse tipo de rotina. Então, é uma profissão que demanda muito cuidado e que às vezes carece de reconhecimento.
Ciro Mariano: Total. E vale lembrar que é uma profissão para a qual nós não temos uma formação específica. Vai ter profissionais do direito, administração, contabilidade, RH. Por mais que o objeto de estudo central do Departamento Pessoal seja o direito do trabalho material, o direito do aplicado, temos uma pluralidade muito grande de profissionais com formações diferentes. Eu, particularmente, sou contador, mas nunca pratiquei a contabilidade. Pelo menos, não no sentido de balanço, lançamentos, porque o meu foco sempre foi a parte do Departamento Pessoal.
Tenho 18 anos na área, então eu passei por diversas etapas de evolução, de implantação das ferramentas... Eu acho que a maior evolução tecnológica que o Departamento Pessoal absorveu e aprendeu a lidar muito bem foi a internet. Isso facilitou muito que os profissionais do Departamento Pessoal conseguissem trocar ideia, buscar conhecimento. Na minha época, eu tinha que pegar uns boletins que a gente recebia, informativo impresso ou até mesmo a CLT impressa. Isso dificultava muito.
Hoje, se pegar uma plataforma de automação ou até mesmo de IA (Inteligência Artificial) e fizer uma pergunta, ela vai trazer vários artigos, textos e negócios pré-prontos. É muito diferente de antes, que eu tinha que verificar e tentar encontrar informação. Então eu acho que é um grande avanço que nós já tivemos o próprio implemento da internet e as redes sociais.
Metadados: O que podemos projetar para os próximos cinco anos na área de DP?
Ciro Mariano: Tenho uma visão de que a profissão, a cada dia que passa, requer mais que os profissionais estejam preparados não para brigar contra as tecnologias, mas para entender como elas funcionam e aplicar no seu dia a dia. Não sei se você já percebeu, mas é como se tivesse uma galera que corre contra a evolução da tecnologia. E uma coisa que eu aprendi muito cedo foi pensar sobre o que eu posso aproveitar dessa tecnologia no meu dia a dia.
O exemplo mais simples é o sistema de ponto que integra com o sistema de folha. Mas, além disso, tem outras automações que o próprio sistema pode fazer. Eu brinco nas minhas aulas com os alunos: você não vai ser parabenizado por fazer a melhor folha de pagamento. O sistema faz isso sozinho. Ele roda automação, gera folha, ele mesmo dispara o e-mail para o cliente e já toca no celular do trabalhador.
Então, o que normalmente se espera do profissional? É que ele entenda qual o impacto que todas as informações estão gerando no dia a dia dos empresários e dos trabalhadores. Faz sentido fazer uma excelente folha de pagamento? Tem obrigação de fazer. O que faz muito mais sentido para quem recebe essas informações é o impacto que ela vai causar, por exemplo, no negócio.
Metadados: O senhor concorda com o entendimento da maioria dos profissionais que responderam a nossa pesquisa de que o DP deixa cada vez mais de ser um setor operacional e passa a ser mais estratégico. Nesse sentido, quais são as habilidades mais necessárias para os profissionais dessa área?
Ciro Mariano: Eu concordo demais com isso. A habilidade mais necessária é trabalhar competências humanas. Porque tudo aquilo que é repetitivo, coloca para a máquina fazer. Se existe um tipo de exploração a ser feita é da máquina, da tecnologia. Então, quanto mais capacitado nas competências humanas você for — e eu falo no sentido de ser estratégico, de conseguir planejar as ações, de conseguir prever o que precisa ser feito — você está sempre muito adiantado quanto a tudo que está acontecendo.
Confira a entrevista completa com Ciro Mariano no nosso canal no YouTube. Ele apresenta um exemplo de como o profissional de DP pode mostrar seu trabalho de uma forma mais estratégica. Assista agora!
Metadados: Então, o senhor acredita que a soft skills são muito importantes para o DP. Isso também nossa pesquisa identificou. Tínhamos uma pergunta em que os participantes podiam dizer quais as habilidades mais necessárias para o futuro do DP. O que mais apareceu foram as soft skills, como adaptabilidade, proatividade, inteligência emocional e capacidade de comunicação. O senhor concorda com essas indicações?
Ciro Mariano: Concordo totalmente. Principalmente quando o assunto é inteligência emocional e comunicação. Todas as áreas precisam ter uma excelente comunicação. Brinco muito com os alunos dizendo: “você precisa falar a língua de quem te escuta”. Mas, por quê? É você que tem a intenção de comunicar. Então, quando você está falando com alguém que tem uma dificuldade maior até mesmo de compreensão, você precisa entender uma maneira de transmitir aquela informação para que aquela pessoa consiga te compreender. Hoje vivemos o momento da comunicação em tudo, é comunicação o tempo todo. Uma situação interessante seria criar canais de comunicações assertivos.
Vou reforçar a ideia de que quanto mais a habilidade de ser humano o profissional do DP tiver, melhor. E eu não estou falando sobre sabe aquela história de ser humano só na teoria, mas de ser humano na prática. De saber conversar, saber levar situações.
Um diferencial do profissional do DP é saber aprender. Por mais inteligente que você seja, por mais conhecimento que tenha, é um mundo novo a cada dia. Eu brinco que de 2017 para cá, quando tivemos a Reforma Trabalhista, é como se tivesse sido assim: o DP tropeçou na escada e caiu. Foi Reforma Trabalhista, eSocial, Reforma da Previdência, pandemia... São várias situações que vão acontecendo o tempo todo. Então, eu gosto muito dessa visão de ter que se permitir o máximo possível aprender, estar aberto. Essa é a grande sacada.
Metadados: Nas habilidades técnicas, apareceu na nossa pesquisa a questão da análise e inteligência de dados, a programação de software e a compreensão da legislação. No seu entendimento, essas habilidades são realmente fatores que vão preponderar no futuro dos profissionais de DP?
Ciro Mariano: Total. Eles precisam conhecer não somente a legislação, mas perceber o que as obrigações acessórias pedem e como o sistema de folha de pagamento que utilizam funciona. Perante tudo isso, tenho uma regra da legislação trabalhista, previdenciária e tributária. Tenho as regras do eSocial, por exemplo, e as regras do sistema de folha.
Então, é necessário que o profissional de DP tenha um tempo de estudo para se qualificar cada vez mais. Hoje, vivemos um momento de muito acesso à informação. Então, isso requer um filtro. O profissional do DP precisa saber exatamente onde buscar (as informações) e estar o tempo todo acompanhando o que sai.
Metadados: Uma das preocupações que mais aparece é a relação tecnologia versus empregabilidade dos profissionais de DP. Qual é a sua projeção para o futuro desse cenário?
Ciro Mariano: Vou citar o caso da minha esposa: não lembro exatamente o ano, se foi 2016 ou 2017, ela participou de uma entrevista de uma grande empresa e a entrevistadora perguntou o que é o eSocial. Ela não soube responder. Então, eu uso esse exemplo no sentido de dizer: esteja sempre à frente de toda novidade tecnológica que vai sair. Saiba, acompanhe.
Por exemplo, em dezembro entra a versão S-1.3 do eSocial. Então, todos os profissionais de DP precisam estar antenados para o que que vai acontecer. Vivemos um momento em que a tecnologia avança mais e mais. Então, não é só saber de eSocial. Mas, por exemplo, se eu uso Metadados, preciso entender tudo o que a Metadados entrega e tentar utilizar o máximo possível de ferramentas.
Daqui a uns anos, o DP vai precisar ser o máximo analista possível, no sentido de trazer soluções criativas dentro do que ele vive, para problemas que vão continuar existindo. O DP vai existir enquanto a humanidade existir.
Essa entrevista com o Ciro Mariano teve trechos utilizados também no report exclusivo da Metadados sobre o futuro do DP. Ouvimos ainda outros especialistas, profissionais da área e compilamos dados da nossa pesquisa exclusiva sobre o assunto. Acesse para ficar por dentro das previsões e tendências para a área nos próximos anos. É grátis!