Ilustração de robô colocando a bandeira no topo.

A Pirâmide de Maslow é um conceito da Psicologia que se tornou uma das dinâmicas mais difundidas também na área de gestão de Recursos Humanos. Ela se baseia no princípio de que as necessidades humanas apresentam uma relação de hierarquia capaz de direcionar a motivação das pessoas para diferentes tipos de satisfação.

Ou seja, tem como principal função lembrar que estamos lidando com seres únicos, que têm desejos, urgências e inspirações distintas.

Pensando nisso, nós da Metadados – empresa que desenvolve sistemas completos de RH – escrevemos este artigo que aponta as possibilidades de aplicação dessa teoria dentro da sua empresa, seja para desenvolver a carreira dos colaboradores ou para atrair novos talentos.

O que é a Pirâmide de Maslow?

A Pirâmide de Maslow foi criada pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow e apareceu pela primeira vez no livro "A Teoria da Motivação Humana", em 1954. Essa teoria classifica as necessidades humanas em diferentes níveis de importância.

De acordo com Maslow, para alcançar a satisfação máxima, precisamos satisfazer diferentes tipos de desejos. Ele acredita que a motivação das pessoas vem da perspectiva de satisfazer essas necessidades.

A teoria pressupõe que nossas necessidades estão organizadas em uma ordem de importância, como uma pirâmide. No fundo, estão as necessidades mais básicas e urgentes, como comida, água, abrigo e higiene. No topo da pirâmide, estão as realizações pessoais. Cada ser tem realizações e desejos específicos, que são completamente distintos de pessoa para pessoa, baseados em histórias de vida, entendimento de realidade e percepções do cotidiano.

Maslow argumenta que só buscamos satisfazer as necessidades do próximo nível quando as necessidades do nível anterior forem atendidas. Por exemplo, se não tivermos comida ou abrigo, não vamos nos preocupar com amizades e autocuidado. Então, vamos satisfazendo nossas necessidades gradualmente, uma de cada vez.

A ideia da pirâmide de Maslow é nos ajudar a entender o que precisamos para alcançar a autorrealização, ou seja, nosso potencial máximo como indivíduos.

A área da Psicologia entenda atualmente que o conceito de autorrealização é algo ilusório. Ou seja, o ser humano nunca está 100% satisfeito com todas as áreas da vida. Mesmo assim, a ideia da pirâmide continua válida no sentido de nos aproximar ao máximo dessa autorrealização particular.

Quais são as necessidades humanas classificadas na Pirâmide de Maslow?

A Pirâmide de Maslow é dividida em cinco níveis e cada um é responsável por um grupo de necessidades. Na base da pirâmide, por exemplo, são encontrados os elementos indispensáveis para a sobrevivência do ser humano, como a alimentação, água, abrigo e sono.

Assim, a partir das conquistas de cada nível, a pessoa chega mais perto da sua autorrealização. No geral, as necessidades se dividem em fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e autorrealização. Entenda o significado de cada uma:

1 - Necessidades fisiológicas: São as necessidades essenciais para sobreviver, como respirar, descansar, comer, beber água e ter relações sexuais. São as necessidades mais importantes do ser humano e, quando não são atendidas, recebem toda a atenção e energia da pessoa.

2 - Necessidades de segurança: Depois de suprir as necessidades básicas, o foco da motivação do indivíduo está em se sentir seguro e protegido. Isso envolve tanto a segurança física quanto a psicológica, como ter um seguro de vida, um plano de saúde, garantir estabilidade financeira com um emprego e economias, além de proteger seus bens materiais.

3 - Necessidades sociais: No centro da Pirâmide de Maslow estão as necessidades sociais, onde as carências emocionais começam a predominar. Quando as necessidades básicas e de segurança são atendidas, as pessoas buscam satisfação em seus relacionamentos amorosos, familiares, conjugais, amizades e colegas de trabalho.

4 - Necessidades de estima: Após satisfazer as necessidades sociais, surge a motivação por ser aceito, reconhecido, respeitado, ter prestígio e autoridade. Nessa fase, as pessoas procuram formas de se sentirem valorizadas, seja na vida pessoal ou profissional.

5 - Necessidades de autorrealização: No topo da pirâmide estão as necessidades relacionadas à realização pessoal, de conquistar desejos como liberdade, sabedoria, independência, superação e autocontrole.

Outras necessidades

Após desenvolver a ideia da pirâmide com 5 níveis, Maslow identificou outras três necessidades humanas que vêm acima da autorrealização. São elas:

Necessidade de aprendizado: Todos os seres humanos possuem um desejo intrínseco de aprender, compreender e explorar o mundo ao seu redor.

Necessidade de satisfação estética: Essa necessidade está ligada ao anseio por beleza, harmonia e até mesmo a busca pela perfeição na aparência pessoal.

Necessidade de transcendência: Essa necessidade está relacionada à dimensão espiritual do indivíduo, incluindo sua fé, conexão com a natureza, aceitação da mortalidade e outros aspectos transcendentes.

Para que serve a Pirâmide de Maslow?

A Pirâmide de Maslow tem como principal objetivo organizar e compreender as necessidades básicas dos seres humanos. Ela é utilizada em diversas áreas, incluindo o ambiente corporativo, para entender como as pessoas são afetadas dentro das organizações.

Gestores e líderes, por exemplo, podem usar a Pirâmide de Maslow para compreender quais soluções podem ser adotadas para suprir as necessidades de seus colaboradores.

Além disso, a Pirâmide de Maslow também ajuda a avaliar se os funcionários estão sintonizados e alinhados com a cultura organizacional, formando equipes sólidas desde o processo de contratação.

A teoria de Maslow aplicada à gestão de pessoas

A Pirâmide de Maslow é uma ferramenta valiosa na gestão de pessoas, pois nos ajuda a melhorar a experiência dos colaboradores ao compreender suas mais diversas necessidades. Podemos adaptar as informações da Pirâmide de Maslow para o contexto profissional, identificando as seguintes necessidades:

Base: Garantir descanso físico, tranquilidade mental, salário adequado e horários confortáveis para atender às necessidades básicas, como alimentação, pausas e higiene.

Segunda camada: Fornecer um ambiente de trabalho seguro, acolhedor e condições adequadas, estabilidade e salários compatíveis com a função.

Terceira camada: Cultivar relações saudáveis com colegas e líderes, promover um clima organizacional favorável, respeito mútuo e amizades no trabalho.

Quarta camada: Reconhecer o desempenho profissional, valorizar os resultados alcançados, dar espaço para opiniões, oferecer aumentos, bônus e premiações.

Topo: Oferecer oportunidades de participação em projetos relevantes, autonomia nas decisões, atuar em uma área de interesse, estimular a criatividade e proporcionar flexibilidade.

A Pirâmide de Maslow é uma base teórica importante para desenvolver ações de engajamento e atrair talentos valiosos para a organização. A gestão de pessoas pode encorajar os colaboradores a se desenvolverem continuamente, criando oportunidades para o crescimento profissional e realização pessoal.

Embora existam outras necessidades pessoais além das mencionadas, as quais nem sempre a liderança pode intervir diretamente, uma postura compreensiva por parte dos líderes pode fazer toda a diferença. Aqui pode ser avaliada uma abordagem segura com psicólogo parceiro ou organizacional em conjunto com a liderança. Essa abordagem é um dos pilares de uma gestão humanizada.

Considerações sobre a Pirâmide de Maslow

Embora tenham sido desenvolvidos na década de 1950, os conceitos de Maslow ainda são relevantes e amplamente utilizados em diversas áreas, especialmente na gestão de pessoas. No entanto, alguns teóricos questionam a rigidez da hierarquia apresentada na forma de uma pirâmide.

De fato, não há evidências claras que comprovem uma hierarquia fixa das necessidades humanas, e por isso alguns críticos defendem uma visão mais flexível do conceito, onde as prioridades motivacionais podem variar de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a teoria de Maslow segue como uma referência importante para estudos acadêmicos e para a definição de estratégias de marketing, vendas e gestão. No entanto, é importante evitar uma abordagem excessivamente rígida ao trabalhar com seus princípios.

A Pirâmide de Maslow é apenas um dos muitos conceitos que podem ajudar a melhorar o relacionamento da sua empresa com seus públicos. Existem várias outras ideias que também podem contribuir para o sucesso do seu negócio.

Leia também nosso artigo sobre Ética profissional e assine nossa newsletter e receba insights valiosos semanalmente para aprimorar ainda mais a gestão de pessoas na sua empresa!